telefone(85) 4009.6300

Seguir uma rigorosa metodologia científica. Essa é a prática do IEL Ceará na realização de pesquisas.

Com larga experiência nessa atividade, o IEL Ceará realiza o trabalho a partir da coleta de dados primários e secundários aliada à atualização e verificação de informações do mercado. Tudo para oferecer aos clientes ferramentas e cenários que proporcionem clareza na tomada de decisão, fortalecendo, assim, ainda mais o mercado.

 

Metodologias de Pesquisa

No IEL Ceará, qualidade e confiabilidade são princípios fundamentais. Por esse motivo, a instituição utiliza sempre metodologias científicas nas pesquisas. Vale reforçar que a escolha da metodologia depende do tipo de estudo a ser feito e do objetivo da pesquisa. Mas o resultado final também depende da competência dos pesquisadores. Atento a isso, o IEL Ceará mantém um quadro de pesquisadores fixo e atualizado. Existem dois tipos principais de pesquisa, são elas:

  • Pesquisa Quantitativa: Identifica opiniões explícitas e conscientes dos entrevistados, utilizando principalmente questionários. Oferece resultados mais concretos e, consequentemente, menos passíveis de erros de interpretação. Além disso, os estudos podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo a criação de uma série histórica.
  • Pesquisa Qualitativa: Compreende um cenário geral de uma questão, exigindo interpretação e análise por parte de quem a realiza. Afinal, os entrevistados são estimulados a pensar livremente sobre um assunto, objeto ou conceito.

 

Conheça os nossos serviços

  • Avaliação de Desempenho: Realiza o diagnóstico e analisa o desempenho individual e grupal dos funcionários, fornecendo informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira. 
  • Satisfação de Cliente: Instrumento ideal para quem busca identificar problemas e encontrar soluções. Neste modelo, os entrevistados mostram como eles percebem determinadas marcas, entidades ou instituições.
  • Pesquisa Salarial: Avalia a competitividade de uma empresa em termos de remuneração em relação a um determinado mercado e visa fornecer subsídios para que a empresa possa tomar a decisão de manter ou rever sua política de administração salarial.
  • Participação de Mercado (Market Share, Potencial de Consumo, Preço de Venda/Compra): É um tipo de pesquisa que permite desenvolver estratégias para trabalhar marcas, identificar oportunidades, analisar a concorrência e apontar caminhos para tomada de decisões.
  • Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE): É um importante estudo que viabiliza a tomada de decisão sobre investimentos na criação de um novo negócio ou produto. O principal objetivo é reduzir os riscos dos investimentos, minimizando eventuais fracassos futuros de ideias sem potencial técnico ou econômico.
  • Pesquisa de Clima Organizacional: Através desta pesquisa, identifica-se o grau de satisfação e motivação dos colaboradores. O resultado permite a realização de ações que contribuam para o crescimento e desenvolvimento das pessoas e principalmente para a máxima produtividade e qualidade da empresa.
  • Pesquisa Socioeconômica: Pesquisa realizada com diversos segmentos, no intuito de conhecer o perfil sócioeconômico do setor e/ou de regiões demográficas, objetivando compreender as suas necessidades, expectativas, motivações e critérios utilizados para tomada de decisões. Os resultados permitem revisão de mix de produto e serviços, customização de portfólio, revisão de políticas de fidelização, dentre outras iniciativas para atender e satisfazer o público-alvo.
IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980, 1º andar - Fortaleza, CE – CEP: 60.120-001