telefone(85) 4009.6300

MBA em Gestão industrial

OBJETIVO

Apresentar conceitos, técnicas, conhecimentos e competências inerentes à área de Gestão e Desenvolvimento Industrial como subsídio à tomada de decisão; Oferecer formação compatível ao nível de pós-graduação com fundamentação teórica consistente e efetiva aplicação prática nas áreas de Desenvolvimento Industrial com ênfase em Cadeias Produtivas; e Proporcionar habilidades e conhecimentos específicos para a estruturação e controle do Desenvolvimento Industrial, com vistas ao crescimento sustentável corporativo.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais, gestores e dirigentes graduados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão Pública, Engenharia ou áreas afins, que possuam um perfil dinâmico e inovador, interessados em adquirir conhecimentos e atualização nos temas inerentes à gestão, planejamento e estratégia empresarial, relacionados ao desenvolvimento industrial, com ênfase em cadeias produtivas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Gestão de projetos industriais - 32 h/a
Gerenciamento de projetos. O contexto do projeto. Gerenciamento de escopo, tempo, custos, riscos e comunicações. Oficina de elaboração de projetos.

Gestão da produção industrial - 32 h/a
Conceituação, origens e evolução da administração da produção. Gestão industrial atual. Gestão industrial e seus desdobramentos táticos e operacionais, com ênfase na melhoria da produtividade e competitividade na indústria. Manufatura, serviços e operações. Economia de escala e escopo. Economia de redes. Customização em massa. Ferramentas de melhoria de produtividade.

Competitividade sistêmica e inteligência competitiva - 32 h/a
Conceito de produtividade. Formas de mensurar a produtividade do trabalho, do capital e total dos fatores. Competitividade sistêmica: conceitos e aspectos gerais. Fontes de dados para mensuração de produtividade e competitividade. Inteligência competitiva. Prospectiva e tendências tecnológicas.

Política industrial e políticas públicas para fomento da inovação - 20 h/a
Estado e políticas industriais: fundamentos teóricos. Política industrial e políticas de C,T&I no Brasil: avanços e limites enquanto políticas de inovação do setor produtivo. A industrialização e o marco normativo da Organização Mundial do Comércio: implicações para os países emergentes. Política de desenvolvimento industrial no governo atual.

Economia industrial e introdução à macroeconomia - 32 h/a
Conceitos básicos de economia industrial. Análise estrutural de mercado. Interação estratégica. A grande empresa contemporânea. Estratégias empresariais. Políticas e regulação dos mercados. Análise setorial e regional. Cadeia produtiva. Introdução e noções de macroeconomia.

Gestão financeira e engenharia econômica - 28 h/a
Finanças corporativas. Estratégia em finanças. Matemática financeira. Fluxo de caixa. Métodos de análise de viabilidade financeira de projetos. Análise de risco e retorno.

Sustentabilidade na indústria - 20 h/a
Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Políticas públicas para a sustentabilidade. Aspectos legais, organizacionais e ambientais relativos à responsabilidade social e ambiental: PGRS, logística reversa, Plano Nacional de Resíduos Sólidos e outras normas ambientais. Métricas de sustentabilidade.

Gestão da inovação para competitividade na indústria - 32 h/a
Criatividade e inovação: conceitos e fundamentos. Sistemas de inovação. Modelos de inovação. Fomento à inovação: linhas de financiamento, programas de apoio e subvenção, Lei do Bem, Lei de Inovação e legislação pertinente. Economia criativa e cases de inovação

Logística empresarial - 24 h/a
Localização industrial. Análise de arranjo físico para instalações. Análise e definição de layout. Análise de capacidade produtiva. Projeção para capacidade produtiva. Logística e logística reversa. Gestão da cadeia de suprimentos, distribuição e da cadeia reversa.

Gestão de pessoas e de competências - 28 h/a
Análise organizacional em gestão de pessoas.Gestão dos processos de T&D. Gestão por competências. Habilidades gerenciais. Liderança e formação de equipes. Relações de trabalho e legislação trabalhista. Seleção estratégica de pessoas. Remuneração estratégica.

Estratégia empresarial e internacionalização de negócios - 28 h/a
Análise ambiental, setorial e cenários. Análise da concorrência e de mercado. Movimentos competitivos. Estratégia Direcionada para Compradores e Fornecedores. Concorrência em Indústrias Globais. Análise Estratégica para competitividade, produtividade e inovação. Expansão da capacidade. Internacionalização e entrada em novos negócios.

Gestão de sistemas de informações industriais - 20 h/a
Conceitos, definições e tipos de sistemas de informação gerencial. Estratégia empresarial e a gestão dos sistemas de informação gerencial para melhoria da produtividade. Gestão da automação de processos e tecnologia da informação para gestão industrial. Sistemas de informação e apoio à decisão gerencial e executiva.

Engenharia do trabalho - 20 h/a
Conceitos sobre a avaliação dos fatores de risco e ações de segurança na operação de equipamentos industriais. A engenharia de segurança do trabalho no contexto capital-trabalho. Riscos das principais atividades laborais. Classes e regiões de risco. Ergonomia. Arranjo físico e equipamentos de proteção individual. Saúde e segurança no trabalho.

Metodologia científica - 20 h/a
O método científico. As orientações metodológicas, a concepção da pesquisa e as técnicas empíricas. Tipos de pesquisa: bibliográfica, de campo e outras. A pesquisa quantitativa e qualitativa. Passos na realização de uma pesquisa: formulação do problema e a análise de resultados.

MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL
  • PERÍODO DAS AULAS: 24/08/2017 a 28/02/2019
  • HORÁRIO: 18h30 às 22h (quintas e sextas-feiras) e 8h às 12h e 13h às 17h (sábados), às quintas, sextas e sábados
  • LOCAL: Av. Leão Sampaio, 839
  • INVESTIMENTO:
    Matrícula + 19x R$ 590,00 (boleto bancário) ou 12x de R$ 983,33 (cartão de crédito)

  • Consulte-nos sobre os preços e condições de pagamento para empresas.

  • DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

    CPF
    RG
    Foto 3x4
    Certidão de Nascimento ou casamento
    Comprovante de Residência
    Currículo
    Diploma de graduação

     

  • RECONHECIMENTO:

    Portaria Nº 218, de 25 de fevereiro de 2015 / Secretaria da Regulação e Supervisão de Educação Superior.
    O diploma é emitido pela Faculdade da Indústria.

     

Cursos

<
>
IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024