telefone(85) 4009.6300

ESTUDOS E PESQUISAS

O que faz a área de Estudos e Pesquisas?

A área de Estudos e Pesquisas trabalha em total consonância com os objetivos inovadores que compõem o Instituto Euvaldo Lodi, sobretudo nas atividades de Pesquisas e de identificação de oportunidades de crescimento para o setor industrial do Ceará.

Quais os tipos de Pesquisas desenvolvidas pela área?

  • Pesquisa de Avaliação de Desempenho;
  • Pesquisa de Clima Organizacional;
  • Pesquisa de Comportamento do Consumidor e Demanda;
  • Pesquisa de Comportamento do Fornecedor;
  • Pesquisa de Participação de Mercado (Market Share, Potencial de Consumo, Preço de Venda/Compra);
  • Pesquisa de Satisfação de Cliente;
  • Pesquisa Salarial.

Quais as metodologias de pesquisa adotada pela área?

Para garantir a qualidade e a confiabilidade de suas pesquisas, o IEL Ceará utiliza metodologias científicas. Ressalta-se que não existe uma única metodologia de pesquisa correta ou aplicável para todo e qualquer tipo de análise. A definição da metodologia de pesquisa estará relacionada ao tipo de estudo e ao objetivo da análise. Todo o trabalho inicia na seleção da amostra e continua com a coleta e análise dos dados, que pode ser eletrônica ou presencial. Pensando na qualidade de suas pesquisas, o IEL Ceará mantém um quadro de pesquisadores fixo e atualizado.

Como eu posso solicitar uma proposta de pesquisa?

As empresas ou empreendedores individuais que desejarem receber alguma proposta de pesquisa podem entrar em contato através da nossa Central de Relacionamento ou através do e-mail vendas@sfiec.org.br


De que maneira a área de Estudos e Pesquisas trabalha os Projetos Interinstitucionais?

A área coordena e executa projetos demandados por seus diversos parceiros interinstitucionais (Ex.: CNI, SENAI, SESI, FIEC, SEBRAE, Governo do Estado, Governo Federal), contribuindo para confirmar a missão do próprio Instituto Euvaldo Lodi. O Instituto atua em redes com o intuito de aproximar e otimizar as articulações entre empresas, empreendedores e ICT’s, consolidando assim um papel crucial de agente fomentador do investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos de inovação do Estado.

 

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Como um consultor se cadastra na RETEC?

Através do site www.ce.retec.org.br

Como fazer uma solicitação de serviço de consultoria ou Informação pela RETEC?

Através do site www.ce.retec.org.br

 

DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS

O que é estágio?

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos segundo a Lei N° 11.788/11.

Como me cadastro para estágio?

Acesse a página de estágio do nosso site, clique em “Cadastre-se Aqui” e depois em "Quero me cadastrar". Por favor, verifique na parte superior se está selecionado “CE” de Ceará. Preencha o formulário de cadastro. Informamos que seu CPF será o seu login ou usuário e sua senha poderá ser modificada logo após receber sua senha ao se cadastrar.

Como faço para recuperar a senha do cadastro no site do IEL?

No caso de perda da senha, insera seu CPF no campo correspondente de acesso na página inicial do site nacional e, em seguida, clique em “esqueci minha senha”. Será enviada para a caixa postal do seu e-mail uma nova senha de acesso.

Onde são divulgadas as vagas de estágio?

As oportunidades de estágio são divulgadas na nossa página de vagas de estágio e na página do IEL Ceará no Facebook.

Quem pode ser estagiário?

Estudantes que estiverem matriculados e frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (Art. 1º da Lei nº 11.788/2008).

Qual a duração do estágio?

Até dois anos, para o mesmo concedente, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência (Art. 11 da Lei nº 11.788, de 2008).

Qual a duração mensal permitida para a jornada diária de estágio?

De acordo com a legislação vigente, os estágios de ensino técnico e superior podem ter no máximo 6 horas diárias e 30 semanais, exceção para os alunos da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, e de ensino médio oriundos de escolas públicas estaduais, quando não poderá ultrapassar 4 horas diárias e 20 horas semanais.

Como faço para solicitar estagiários para a minha empresa?

As empresas interessadas em contratar estagiários podem acessar a página de estágio para empresas no site do IEL, entrar em contato através dos telefones (85) 34216528 6530 ou pessoalmente, em um dos seguintes endereços:

  • Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE
  • Rua José Marrocos, 2265 - Pirajá - Juazeiro do Norte/CE

O termo de compromisso de estágio pode ser rescindido antes do seu término?

Sim, tanto pela empresa, quanto pelo estagiário e, eventualmente, por solicitação da instituição de ensino quando for identificada qualquer irregularidade nas condições preestabelecidas para o estágio.

É possível contratar-se, como estagiário, um estudante que terminou o curso?

Sim, desde que o estudante ainda não tenha cumprido o total da carga horária obrigatória de estágio, para a respectiva conclusão do curso. No entanto, nesses casos, a contratação deverá ter por base uma declaração da instituição de ensino, atestando a necessidade e a carga horária faltante, pois a vigência do TCE não poderá ultrapassá-la.

O pagamento da bolsa-auxílio é obrigatório?

Depende da modalidade de estágio. Conforme previsto no artigo 12 da legislação (11.788 de 24/09/2004), o estagiário poderá receber bolsa-auxílio ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo compulsória sua concessão, bem como a de auxílio-transporte, na hipótese de estágio não-obrigatório.

O que é o Termo de Compromisso?

O Termo de Compromisso é um acordo tripartite celebrado entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino, prevendo as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar.

O estágio é uma relação de emprego?

Não. O estágio não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais, não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários (Arts. 3º e 15 da Lei nº 11.788/2008).

Quem pode contratar estagiário?

As pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos  municípios. Também os profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos, podem oferecer estágio.

 

EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

O que faz a área de Educação Empresarial?

Realiza programas de educação empresarial voltados para a formação de gestores e executivos.

Como fico sabendo dos cursos em oferta?

Todos os cursos e eventos do IEL são divulgados na página de cursos deste site.

Como faço para me inscrever nos cursos?

Através do e-mail capacitacao-iel@sfiec.org.br ou através do telefone (85) 3421.6520.

Quais os tipos de cursos e eventos que o IEL oferece e quem pode participar?

  • Cursos de pós-graduação lato sensu (cursos com carga horária acima de 360h/a). Podem participar alunos portadores de diplomas de curso superior;
  • Cursos de formação são cursos com carga horária acima de 80h e aberto ao público em geral;
  • Cursos de curta duração são cursos com carga horária até 79h e aberto ao público em geral;
  • Palestras, seminários e workshops com carga horária inferior a 8h e abertos ao público em geral;
  • Todos os cursos podem ser abertos ao público em geral ou in company (realizados dentro da empresa).

Onde os cursos do IEL são realizados?

Todos os cursos abertos ao público são realizados nas instalações da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, situada na Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota, com estacionamento próprio.

Os cursos ofertados pelo IEL são certificados?

Sim. Os cursos de pós-graduação lato sensu são certificados pela Instituição de Ensino Superior parceira do IEL no curso, sendo a mesma reconhecida pelo MEC. Já em relação aos cursos de formação e curta duração, a certificação é feita pelo próprio IEL, que é certificado pela Norma ISO 9001:2000.

Como faço para ser professor no IEL?

Envie seu currículo e comprovante de experiência em docência para o e-mail capacitacao-iel@sfiec.org.br ou entre em contato através do telefone (85) 3421.6520.

Os cursos são pagos? Existe algum tipo de desconto?

Todos os cursos ofertados pelo IEL são subsidiados pelos próprios participantes. Com exceção dos cursos de pós-graduação lato sensu, é oferecido 10% de desconto para as empresas associadas à FIEC e para empresas que inscrevem 3 (três) ou mais participantes em um mesmo curso.

Quais os benefícios em fazer os cursos de pós-graduação do IEL?

Ao concluir seu curso de pós-graduação no IEL, você poderá ter seu artigo divulgado na publicação do IEL intitulada “Conhecimento Gerando Competitividade”, uma parceria do IEL com a chancela da UFC.

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980, 1º andar - Fortaleza, CE – CEP: 60.120-001