telefone(85) 4009.6300

EDUCAÇÃO

Como fico sabendo dos cursos em oferta?
Todos os cursos e eventos do IEL são divulgados na página de cursos deste site e na nossa página do Facebook.

Como faço para me inscrever nos cursos?
Através deste site ou pela Central de Relacionamento.

Quais os tipos de cursos e eventos que o IEL oferece e quem pode participar?
O IEL oferta:

  • Cursos de pós-graduação MBA (com carga horária acima de 360h/a), podendo participar alunos portadores de diplomas de curso superior;
  • Cursos de formação com carga horária acima de 40h e abertos ao público em geral;
  • Cursos de curta duração com carga horária até 40h e abertos ao público em geral;
  • Palestras, seminários e workshops com carga horária inferior a 8h e abertos ao público em geral.

Os cursos também podem ser in company (realizados dentro da empresa).

Onde os cursos do IEL são realizados?
Todos os cursos abertos ao público são realizados nas instalações da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC, situada na Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE. Eventualmente, podem ser ofertados em outras localidades.

Os cursos ofertados pelo IEL são certificados?
Sim. Os cursos de MBA são certificados pela Faculdade da Indústria, sendo a mesma reconhecida pelo MEC, pela Portaria Nº 218, de 25 de fevereiro de 2015 / Secretaria da Regulação e Supervisão de Educação Superior.

Como faço para ser professor no IEL?
Envie seu currículo e comprovante de experiência em docência para o e-mail educacao@iel.org.br ou entre em contato através do telefone (85) 3421.6527.

Os cursos são pagos? Existe algum tipo de desconto?
Sim. O investimento para cada modalidade de curso obedece a seguinte regra:

CRITÉRIO DESCONTO
Indústria contribuinte 5%
Indústria simples e associada a Sindicato filiado a FIEC 10%
Sindicatos filiados à FIEC 10%
Indústria contribuinte e associada a Sindicato filiado a FIEC 20%
Entidades do Sistema FIEC (FIEC, SESI, SENAI, IEL e Condomínio Casa da Indústria) 30%

Quais os benefícios em fazer os cursos de pós-graduação do IEL?
Com experiência de 45 anos no mercado cearense, o IEL Ceará desenvolve cursos de Capacitação Empresarial sempre em sintonia com a necessidade de constante atualização dos profissionais, executivos e gestores das empresas e instituições, com enfoque na competitividade empresarial.
Os cursos conjugam o desenvolvimento de competências direcionadas à formulação de estratégias competitivas, que sejam capazes de fornecer respostas aos novos desafios das empresas brasileiras e, ao mesmo tempo, capazes de executar projetos de elevada complexidade.
As aulas são ministradas com uma metodologia moderna e antenada com os novos desafios do mercado de trabalho, onde os conteúdos serão tratados com enfoque predominante prático, baseado na vivência dos participantes e nos autores mais atuais.
Outro diferencial está na metodologia de avaliação dos participantes, assim como na sua certificação, onde, ao final da pós-graduação, pode-se optar entre a elaboração de um artigo ou de uma monografia.
Principais Atributos:

  • Corpo docente, em sua maioria, com experiência executiva e de mercado;
  • Metodologia com foco em gestão e atividades em sintonia com o meio empresarial;
  • Professores que utilizam abordagens vivenciais e práticas, de maneira dialógica;
  • Portal do Aluno para facilitar a interface com o professor e a coordenação;
  • Atendimento personalizado;
  • Networking em ambiente empresarial;
  • Estacionamento gratuito.

Consigo comprar os cursos pela internet?
Sim. O IEL Ceará conta com estrutura de e-commerce na venda de seus cursos, que pode ser acessado na página de cursos do nosso site.

______

CARREIRAS

O que é estágio?
Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo de estudantes que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos segundo a Lei N° 11.788 de 25/09/2008.

Como me cadastro para estágio?
Acesse a página de estágio do nosso site, clique na vaga de interesse e depois em "Quero me cadastrar". Verifique na parte superior se está selecionado “CE” de Ceará. Preencha o formulário de cadastro. Informamos que seu CPF será o seu login (usuário) e sua senha poderá ser modificada após o primeiro acesso.

Como faço para recuperar a senha do cadastro no site do IEL?
No caso de perda da senha, insira seu CPF ao clicar no botão “Esqueci minha senha”, na página inicial do site nacional e, em seguida, clique em “Verificar”. Será enviada para o seu e-mail uma nova senha de acesso.

Onde são divulgadas as vagas de estágio?
As oportunidades de estágio são divulgadas na página de vagas de estágio do nosso site e na página do IEL Ceará no Facebook.

Quem pode ser estagiário?
Estudantes que estiverem matriculados e frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, educação profissional, ensino médio, educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (Art. 1º da Lei nº 11.788 de 25/09/2008).

Qual a duração do estágio?
Até dois anos, para o mesmo concedente, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência (Art. 11 da Lei nº 11.788, de 25/09/2008).

Qual a jornada de estágio permitida?
De acordo com a legislação vigente, os estágios de ensino técnico e superior podem ter no máximo 6 horas diárias e 30 semanais, exceção para os alunos da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, e de ensino médio oriundos de escolas públicas estaduais, quando não poderá ultrapassar 4 horas diárias e 20 horas semanais.

Como faço para solicitar estagiários para a minha empresa?
As empresas interessadas em contratar estagiários podem acessar a página de estágio para empresas neste site, entrar em contato através da Central de Relacionamento ou pessoalmente, no endereço:
Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE.

O termo de compromisso de estágio pode ser rescindido antes do seu término?
Sim, tanto pela empresa, quanto pelo estagiário e, eventualmente, por solicitação da instituição de ensino quando for identificada qualquer irregularidade nas condições preestabelecidas para o estágio.

É possível contratar-se, como estagiário, um estudante que terminou o curso?
Sim, desde que o estudante ainda não tenha cumprido o total da carga horária obrigatória de estágio, para a respectiva conclusão do curso. No entanto, nesses casos, a contratação deverá ter por base uma declaração da instituição de ensino, atestando a necessidade e a carga horária faltante, pois a vigência do TCE não poderá ultrapassá-la.

O pagamento da bolsa-auxílio é obrigatório?
Depende da modalidade de estágio. Conforme previsto no artigo 12 da legislação (11.788 de 25/09/2008), o estagiário poderá receber bolsa-auxílio ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo compulsória sua concessão, bem como a de auxílio transporte, na hipótese de estágio não obrigatório.

O que é o Termo de Compromisso?
O Termo de Compromisso é um acordo tripartite celebrado entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino, prevendo as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar.

O estágio é uma relação de emprego?
Não. O estágio não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais, não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários (Arts. 3º e 15 da Lei nº 11.788 de 25/09/2008).

Quem pode contratar estagiário?
As pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Também os profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos, podem oferecer estágio.

______

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

O que faz a área de Tecnologia e Inovação?
A área trabalha em total consonância com os objetivos inovadores que compõem o Instituto Euvaldo Lodi, sobretudo nas atividades de Consultorias e Pesquisas, voltadas ao crescimento para o setor industrial do Ceará.
Na prestação de serviços de pesquisa, atua a partir da coleta de dados primários e secundários aliados à atualização e verificação de informações junto ao mercado, oferecendo aos clientes informações através de ferramentas e cenários que proporcionem direcionamento para a tomada de decisão.
Já as consultorias são realizadas por meio da Rede de Tecnologia do Ceará - RETEC, com o objetivo de oferecer soluções para as empresas que buscam o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, promovendo todo o suporte necessário para a viabilização de projetos de inovação e contribuindo para a competitividade industrial do Ceará.

Quais os tipos de pesquisas desenvolvidas pela área?

  • Pesquisa de Satisfação de Cliente
  • Pesquisa de Participação de Mercado (Market Share, Potencial de Consumo, Preço de Venda/Compra)
  • Pesquisa Salarial
  • Pesquisa de Clima Organizacional
  • Pesquisa de Avaliação de Desempenho
  • Pesquisa de Alunos Egressos
  • Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica - EVTE
  • Pesquisa Socioeconômica

Quais as metodologias de pesquisa adotada pela área?
No IEL Ceará, qualidade e confiabilidade são princípios fundamentais. Por esse motivo, a instituição utiliza sempre metodologias científicas nas pesquisas. Vale reforçar que a escolha da metodologia depende do tipo de estudo a ser feito e do objetivo da pesquisa.
Existem dois tipos principais de pesquisa, são elas:

  • Pesquisa Quantitativa;
  • Pesquisa Qualitativa.

Como eu posso solicitar uma proposta de pesquisa?
As empresas ou empreendedores individuais que desejarem receber alguma proposta de pesquisa podem entrar em contato através da nossa Central de Relacionamento, pelo telefone (85) 4009.6300, através do e-mail vendas@sfiec.org.br ou por meio do site da RETEC.

Como posso contratar uma Consultoria do IEL?
As consultorias são realizadas por meio da Rede de Tecnologia do Ceará - RETEC, com o objetivo de oferecer soluções para as empresas que buscam o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, promovendo todo o suporte necessário para a viabilização de projetos de inovação e contribuindo para a competitividade industrial do Ceará.

Quais consultorias são ofertadas?

  • Reestruturação Organizacional
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Administração Financeira
  • Tecnologias de Gestão da Informação
  • Benchmarking Industrial
  • Planejamento Estratégico
  • Gestão de Marketing
  • Logística
  • Design
  • Gestão da Inovação
  • Elaboração de Projetos de Inovação
  • Gestão de Sustentabilidade

A área de Tecnologia e Inovação atua no segmento de Gestão da Inovação através da prestação de serviços visando o aumento da competitividade das indústrias cearenses com soluções inovadoras.

Quais serviços são ofertados na área de Inovação?

  • Núcleo Empresarial da Inovação
  • Inovação Aberta
  • Prêmios com Foco em Inovação

Como faço para me cadastrar como usuário da RETEC, como consultor ou como cliente?
Siga os passos desta página. Nela estão todas as informações necessárias para saber como deve proceder.

De que maneira a área de Tecnologia e Inovação trabalha os Projetos Interinstitucionais?
A área executa projetos demandados por seus diversos parceiros interinstitucionais (Ex.: CNI, SENAI, SESI, FIEC, SEBRAE, Governo do Estado, Governo Federal e outros), contribuindo para confirmar a missão do próprio Instituto Euvaldo Lodi. O Instituto atua em redes com o intuito de aproximar e otimizar as articulações entre empresas, empreendedores e ICTs, consolidando assim um papel crucial de agente fomentador do investimento em transferência de tecnologias de gestão, pesquisa e desenvolvimento de projetos de inovação do Estado.

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024