Tomada de decisões O gestor de finanças deve se antecipar para que possa tomar melhores decisões. Isso pode ser feito, por exemplo, através da análise de cenários, observando a volatilidade do mercado, os riscos envolvidos nos investimentos, avaliando o custo de financiamentos, dentre outras questões. Todas as importantes decisões relacionadas às finanças dependerão de variáveis complexas, que precisam estar alinhadas com a estratégia do negócio. A análise de investimentos é um dos mais importantes papéis do gestor financeiro e envolve diversos indicadores de performance, como o Playback, TIR (taxa interna de retorno), VPL (valor presente líquido), dentre outros, e para que as decisões sejam concretizadas, o gestor financeiro precisa se munir de informações provenientes de projeções financeiras, por meio de diversos métodos de análise de investimentos, bem como estar a par da estratégia do negócio.

Melhor decisão

Somente após a análise de cada cenário e suas variáveis é que será possível decidir qual será a melhor escolha. Mas, como saber qual a melhor? Será aquela que apresentar maior retorno, ou seja, que traga melhor rentabilidade no menor tempo, com menor risco e que esteja totalmente alinhada com a estratégia do negócio. A melhor decisão deve fazer com que a empresa cumpra seu papel diante de seus stakeholders (investidores, clientes, fornecedores, dentre outros) e com a sociedade como um todo. A estrutura financeira da empresa também deve ser constantemente avaliada pelos gestores financeiros. Os níveis de endividamento com terceiros (passivos) devem ser monitorados bem como o custo deste capital, tendo em vista que o mesmo onera a empresa e, a depender do modo como foram negociados estes contratos, poderão fazer com que a empresa perca competitividade no mercado.

Conhecimentos e experiências

A apuração mensal e análise do resultado econômico e financeiro também é fator primordial para que as decisões estratégicas em finanças sejam assertivas. Conhecer o lucro operacional através da DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, projetar cenários financeiros através do Fluxo de Caixa Projetado, entender os ciclos operacional, econômico e financeiro do negócio, conhecer a necessidade de capital de giro, apurar e analisar periodicamente o EBITDA (representa a geração de caixa operacional da organização), entender e avaliar riscos e cenários, dentre outros fatores, compõem o acervo de conhecimentos e experiências necessárias a que sejam tomadas decisões estratégicas em finanças.">
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5 benefícios da Inteligência de Mercado para seu negócio

A Inteligência de Mercado é uma das ferramentas mais importantes para o marketing, pois permite que as empresas obtenham informações essenciais para a tomada de decisão consciente. Os benefícios dessa atividade se refletem em diversos setores do negócio, tornando as ações mais eficazes e aumentando as chances de sucesso no mercado.

Entenda melhor os benefícios da Inteligência de Mercado

Os processos de Inteligência de Mercado podem ser orientados para ações estratégicas, aquelas de longo prazo, que definem onde a empresa quer chegar e o caminho a ser seguido; e táticas, que são as ações de médio e curto prazo que permitirão à equipe implementar a estratégia traçada para o negócio.

Alguns benefícios da Inteligência de Mercado deixam ainda mais claro como ela pode trazer vantagens competitivas para a sua empresa. Alguns exemplos são:

Reação rápida às mudanças

Obter dados sobre o mercado e concorrentes periodicamente, realizando a análise desses dados permite à empresa construir um termômetro do que está acontecendo, detectar as mudanças no mercado rapidamente e assim agir antes que uma nova realidade se estabeleça para o negócio. As decisões são tomadas com mais segurança, pois foram baseadas em informações reais e atuais, não apenas no feeling do dono ou profissionais do negócio.

Superação da concorrência

Estar atualizado sobre as ações da concorrência é fundamental. A Inteligência de Mercado faz essa análise para que a empresa possa melhorar seu próprio desempenho e neutralizar, na medida do possível, as boas ideias dos concorrentes. Os negócios que estiverem de olho nos demais players do mercado terá vantagem competitiva no mercado.

Inovação

As análises do mercado e do comportamento dos consumidores realizadas pela Inteligência de Mercado possibilitam a antecipação de tendências. Dessa forma, a empresa pode criar produtos e serviços inovadores e alinhados com as necessidades e desejos de seu público. A inovação tem maiores chances de ter aceitação e sucesso no mercado graças a essa atividade.

Conquista do público

Conhecer o que seus clientes e potenciais clientes estão gostando em relação ao seu produto, atendimento, preço e outros aspectos, assim como em relação aos seus concorrentes, permitirá à empresa melhorar seus pontos negativos, ressaltar ainda mais os positivos e executar ações planejadas para conquistar mais clientes e fidelizar os atuais.

Otimização da comunicação

Uma vez que a Inteligência de Mercado permite à empresa conhecer melhor as mudanças que estão acontecendo no mercado, as ações dos concorrentes e as necessidades e comportamentos do consumidor, é possível direcionar muito melhor os esforços de comunicação. Assim, a empresa tem oportunidade de melhorar todo o seu relacionamento com o cliente, seja aperfeiçoando seu atendimento ou escolhendo os canais de comunicação mais adequados para alcançar o seu público.

Portanto, estruturar uma equipe e processos de Inteligência de Mercado permitirá a tomada de decisão mais consciente e pode mudar a realidade da sua empresa, transformando o seu negócio e tornando-o mais competitivo no mercado.

Lahisla Vilar

Sobre o Autor: Lahisla Vilar

Publicitária pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atua como Analista de Marketing do Sistema FIEC e Consultora de Marketing Digital. Experiências em Marketing e Comunicação, tendo atuado como Analista de Mídias Sociais, Planejamento de Marketing Digital, Gestora de E-commerce e Gestora de Marketing Digital.
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