Tomada de decisões O gestor de finanças deve se antecipar para que possa tomar melhores decisões. Isso pode ser feito, por exemplo, através da análise de cenários, observando a volatilidade do mercado, os riscos envolvidos nos investimentos, avaliando o custo de financiamentos, dentre outras questões. Todas as importantes decisões relacionadas às finanças dependerão de variáveis complexas, que precisam estar alinhadas com a estratégia do negócio. A análise de investimentos é um dos mais importantes papéis do gestor financeiro e envolve diversos indicadores de performance, como o Playback, TIR (taxa interna de retorno), VPL (valor presente líquido), dentre outros, e para que as decisões sejam concretizadas, o gestor financeiro precisa se munir de informações provenientes de projeções financeiras, por meio de diversos métodos de análise de investimentos, bem como estar a par da estratégia do negócio.

Melhor decisão

Somente após a análise de cada cenário e suas variáveis é que será possível decidir qual será a melhor escolha. Mas, como saber qual a melhor? Será aquela que apresentar maior retorno, ou seja, que traga melhor rentabilidade no menor tempo, com menor risco e que esteja totalmente alinhada com a estratégia do negócio. A melhor decisão deve fazer com que a empresa cumpra seu papel diante de seus stakeholders (investidores, clientes, fornecedores, dentre outros) e com a sociedade como um todo. A estrutura financeira da empresa também deve ser constantemente avaliada pelos gestores financeiros. Os níveis de endividamento com terceiros (passivos) devem ser monitorados bem como o custo deste capital, tendo em vista que o mesmo onera a empresa e, a depender do modo como foram negociados estes contratos, poderão fazer com que a empresa perca competitividade no mercado.

Conhecimentos e experiências

A apuração mensal e análise do resultado econômico e financeiro também é fator primordial para que as decisões estratégicas em finanças sejam assertivas. Conhecer o lucro operacional através da DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, projetar cenários financeiros através do Fluxo de Caixa Projetado, entender os ciclos operacional, econômico e financeiro do negócio, conhecer a necessidade de capital de giro, apurar e analisar periodicamente o EBITDA (representa a geração de caixa operacional da organização), entender e avaliar riscos e cenários, dentre outros fatores, compõem o acervo de conhecimentos e experiências necessárias a que sejam tomadas decisões estratégicas em finanças.">
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Como as PMEs podem utilizar Inteligência de Mercado

A Inteligência de Mercado é uma atividade que obtém dados sobre mercado, concorrentes e consumidores e transforma tudo isso em informações relevantes para as empresas, permitindo que as estratégias sejam traçadas e decisões sejam tomadas de forma mais consciente e acertiva. Mas será que tudo isso é possível para pequenas e médias empresas?

Inteligência de Mercado pode ser aplicada em PMEs

A boa notícia para as pequenas e médias empresas é que estamos na era da informação, do big data, onde temos acesso de forma barata (ou gratuita), fácil e rápida a diversas informações que podem ser de grande utilidade para o seu negócio. A Internet está em toda parte e estamos o tempo todo gerando informações que estão sendo compartilhadas na rede: nossas interações em mídias sociais, nossas ações dentro de sites de empresas, notícias sobre a concorrência, estudos compartilhados sobre o mercado, etc. Um mundo de dados pode ser encontrado gratuitamente e utilizado pelas PMEs que buscarem capacitação para transformar todos esses dados em informações úteis para a tomada de decisão.

Profissionais capacitados para realizar a atividade de Inteligência de Mercado conseguem detectar tendências em meio ao mundo de informações disponíveis, identificar padrões no comportamento do seu público na Internet e monitorar ações da concorrência. Todas essas informações tornam uma PME mais competitiva no mercado, aumentando suas chances de crescimento e sucesso.

Como PMEs podem aplicar Inteligência de Mercado

Atualmente existem soluções baratas ou até mesmo gratuitas que podem ser utilizadas por empresas que estão começando, como os softwares de Inteligência de Mercado, que não exigem que você monte um departamento inteiro de Tecnologia da Informação ou monte uma grande equipe para analisar dados. Esses softwares permitem que as análises sejam feitas de forma rápida e simples, por empresas com equipes reduzidas. Alguns exemplos de ferramentas de Inteligência de Mercado são:

  • Análise de dados e comportamento de usuários no site ou aplicativo da empresa através de ferramentas de web analytics, como Google Analytics;
  • Monitoramento de notícias e menções à empresa e suas marcas em sites. Esse monitoramento pode ser feito com ferramentas gratuitas, como Google Alerts, que rastreiam a utilização de palavras-chave e possuem recursos avançados para filtragem, organização e envio de conteúdo;
    Monitoramento do comportamento de usuários de sites de concorrentes com ferramentas como Alexa e outras;
  • Análise de engajamento qualitativo e quantitativo em mídias sociais, que pode ser feito com as próprias ferramentas de cada site, como Facebook Insights, ou com diversas opções disponíveis na Internet;
  • Monitoramento e análise de dados dos clientes da empresa com o auxílio de software CRM (Customer Relationship Management);
    Ferramentas de BI (Business Intelligence).

Como podemos ver, mais importante do que investir em ferramentas caras é investir em capacitação. Os dados estão disponíveis para quem souber realizar as melhores análises para melhorar seu produto, seu atendimento, aproveitar oportunidades e conquistar o consumidor.

Lahisla Vilar

Sobre o Autor: Lahisla Vilar

Publicitária pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atua como Analista de Marketing do Sistema FIEC e Consultora de Marketing Digital. Experiências em Marketing e Comunicação, tendo atuado como Analista de Mídias Sociais, Planejamento de Marketing Digital, Gestora de E-commerce e Gestora de Marketing Digital.
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