RECURSOS DE TERCEIROS É importante ressaltar que nem sempre o uso de recursos de terceiros é prejudicial para a empresa, será preciso analisar diversos fatores relacionados, como por exemplo: taxa de juros e carência, que, se representarem valores muito acessíveis, poderão ser vantajosos para a empresa e repassados ao cliente na formação do preço de venda. Cada caso é um caso, e não se pode tomar decisões financeiras intempestivamente. É preciso planejamento, monitoramento, flexibilidade e rapidez na tomada de decisão. Esses fatores farão toda a diferença para a saúde financeira da sua empresa.">
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Compras em uma visão de resultados

A gestão de compras nas empresas tem cada vez mais relação com o desenvolvimento e o sucesso empresarial. No passado, não possuía a mesma atenção e importância dentro da cadeia de suprimentos e do processo decisório da empresa, pois atuava praticamente em uma esfera apenas operacional e de rotina, sem o apoio de indicadores de desempenho capazes de oferecer um acompanhamento de todos os processos e métricas envolvidas.

Com o advento da logística, essa visão vem se revertendo. Chegou-se à conclusão que a arte de comprar não está mais ligada somente a receber solicitações, cotações e realizar fechamento burocrático do pedido. A cadeia logística começa com a necessidade de compras.

A globalização gera mudanças constantes e aumenta a capacidade de informação e conhecimento, facilitando para o profissional de compras saber o que, quando e onde comprar para reduzir custos e gerar renda de forma direta ou indireta para a organização. Com as novas tendências, o como comprar, também se tornou um fator relevante para esse agente principalmente pelos canais e modelos diferentes de comunicação, tais como portais de relacionamento com os fornecedores e autogerenciamento dos estoques. Nesse novo mercado altamente competitivo, temos a própria internet como um novo player para esse tipo de negociação.

A atividade de compras tem por finalidade suprir as necessidades da empresa, mediante a aquisição de materiais e/ou serviços. O objetivo é identificar, no mercado, as melhores condições comerciais e técnicas, já que uma parte do capital da empresa será imobilizado em forma de materiais e produtos. Por isso, é fundamental o acompanhamento constante de prazos de entrega, prazos de pagamento, prazos de validade desses produtos, giro, cobertura dos estoques, curva ABC e sem esquecer fatores intangíveis na negociação como credibilidade, garantia e segurança. Alguns autores costumam afirmar que a importância da área de compras é tamanha que “deve-se abrir um olho para vender e dois para comprar”.

Vários fatores podem contribuir para que a área de compras consiga atingir os objetivos propostos. Existem decisões estratégicas de compras, que definem o que comprar, e as decisões táticas ou gerenciais, que dizem respeito a como comprar, além das atuações e atividades operacionais, que são referentes aos que efetivamente fazem e executam o processo burocrático da aquisição.

O processo eficiente e eficaz de compras pode impactar de forma direta e positiva em várias áreas integradas da empresa, através de informações rápidas e no tempo certo. Quando uma compra é realizada, são transmitidas informações para o setor financeiro, através de contas a pagar; estoques, com a conferência do pedido de compras; PCP na área de produção para casos de compra de matéria prima; logística de transportes, armazenagem e vendas, para mostrar a importância e integração do processo de suprimentos.

Dentro do processo de compras, deve-se considerar a análise das condições comerciais e técnicas através de um plano que dará a sustentação de trabalho a este setor e que atenda a empresa de forma comprometida com os resultados a serem alcançados. Portanto, a prioridade principal da área de compras é proporcionar resultados financeiros para a empresa, através da utilização de técnicas modernas, eficazes e seguras de aquisição de materiais, evitando a ruptura e excesso de estoques, conforme o planejamento prévio de todos os níveis decisórios.

Ernesto Antunes

Sobre o Autor: Ernesto Antunes

Consultor empresarial, instrutor de treinamentos e especialista em Logística Empresarial, responsável pela implantação das mais modernas ferramentas da gestão da qualidade em diversas empresas. Credenciado pelo RETEC do IEL Ceará.
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