Tomada de decisões O gestor de finanças deve se antecipar para que possa tomar melhores decisões. Isso pode ser feito, por exemplo, através da análise de cenários, observando a volatilidade do mercado, os riscos envolvidos nos investimentos, avaliando o custo de financiamentos, dentre outras questões. Todas as importantes decisões relacionadas às finanças dependerão de variáveis complexas, que precisam estar alinhadas com a estratégia do negócio. A análise de investimentos é um dos mais importantes papéis do gestor financeiro e envolve diversos indicadores de performance, como o Playback, TIR (taxa interna de retorno), VPL (valor presente líquido), dentre outros, e para que as decisões sejam concretizadas, o gestor financeiro precisa se munir de informações provenientes de projeções financeiras, por meio de diversos métodos de análise de investimentos, bem como estar a par da estratégia do negócio.

Melhor decisão

Somente após a análise de cada cenário e suas variáveis é que será possível decidir qual será a melhor escolha. Mas, como saber qual a melhor? Será aquela que apresentar maior retorno, ou seja, que traga melhor rentabilidade no menor tempo, com menor risco e que esteja totalmente alinhada com a estratégia do negócio. A melhor decisão deve fazer com que a empresa cumpra seu papel diante de seus stakeholders (investidores, clientes, fornecedores, dentre outros) e com a sociedade como um todo. A estrutura financeira da empresa também deve ser constantemente avaliada pelos gestores financeiros. Os níveis de endividamento com terceiros (passivos) devem ser monitorados bem como o custo deste capital, tendo em vista que o mesmo onera a empresa e, a depender do modo como foram negociados estes contratos, poderão fazer com que a empresa perca competitividade no mercado.

Conhecimentos e experiências

A apuração mensal e análise do resultado econômico e financeiro também é fator primordial para que as decisões estratégicas em finanças sejam assertivas. Conhecer o lucro operacional através da DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, projetar cenários financeiros através do Fluxo de Caixa Projetado, entender os ciclos operacional, econômico e financeiro do negócio, conhecer a necessidade de capital de giro, apurar e analisar periodicamente o EBITDA (representa a geração de caixa operacional da organização), entender e avaliar riscos e cenários, dentre outros fatores, compõem o acervo de conhecimentos e experiências necessárias a que sejam tomadas decisões estratégicas em finanças.">
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Inteligência de Mercado: sua empresa precisa ser mais estratégica

Você é estratégico nas decisões que toma na sua empresa? A maioria dos empresários e profissionais diria que sim, uma vez que conhece o produto, o cliente e o mercado. A segunda pergunta, e mais importante, é: o quão bem, profundamente e de forma atualizada você conhece tudo isso? É aí que atua a Inteligência de Mercado.

O que é Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado, também conhecida como Inteligência Competitiva ou Business Intelligence, é uma atividade que consiste no levantamento e monitoramento de dados brutos e a transformação deles em informações relevantes sobre a empresa, clientes, mercado e concorrentes com o objetivo de gerar análises que levem a uma melhor tomada de decisão.

A equipe responsável pela Inteligência de Mercado na empresa tem o desafio de detectar tendências, associá-las às necessidades dos clientes e aos objetivos do negócio, conseguindo assim promover a marca, seus produtos e serviços. Além disso, as informações obtidas através da análise de dados permitem que a empresa antecipe oportunidades e se prepare para superar crises mais rapidamente. Portanto, um empresário que investe nessa atividade deixa de apenas reagir ao mercado, às ações dos concorrentes e aos feedbacks dos clientes, passando a agir e se posicionar à frente.

Informação atualizada é fundamental para a sobrevivência das empresas, que atuam em um mercado com cada vez mais variáveis e mudanças rápidas, tornando a Inteligência de Mercado uma ferramenta poderosa para o marketing.

Como as empresas se beneficiam da Inteligência de Mercado

Um bom exemplo para demonstrar como a Inteligência de Mercado pode atuar em benefício da empresa é a fidelização de clientes, uma ação estratégica para qualquer empresa, já que é sempre mais interessante (e mais barato) fidelizar do que conquistar novos clientes.

Para fidelizar um cliente, é preciso conhecer bem, de forma individual, o que ele costuma comprar, com que frequência ele compra, se as experiências dele foram boas ou ruins, a motivação dele para buscar pelo seu serviço e para escolher a sua empresa. Esses dados e informações podem ser obtidos de diversas formas e de várias fontes, como um software de CRM e da Internet, por exemplo. A análise feita com técnicas de Inteligência de Mercado é que transformará tudo isso em informação relevante e capaz de orientar o empresário e a sua equipe a planejar e executar ações que conquistem o cliente.

Já pensou em como alguém que utiliza com frequência os serviços de uma empresa de transporte aéreo, mas passou por alguma situação de atraso ou perda de bagagem, ficaria feliz ao receber um presente e uma mensagem de agradecimento em sua próxima viagem? Isso é possível e foi feito pela companhia aérea British Airways, por exemplo, graças às técnicas de Inteligência de Mercado utilizadas pela equipe de marketing, que criou formas de obter esses dados, transformou em informação e utilizou a criatividade para planejar e realizar uma ação capaz de encantar os clientes.

Inteligência de Mercado é para empresas de todos os portes

Seja uma indústria de grande porte ou um pequeno prestador de serviço, é possível implementar Inteligência de Mercado e aproveitar os benefícios dela para tomar decisões mais estratégicas. O acesso a ferramentas utilizadas nessa atividade estão cada vez mais acessíveis, disponíveis na Internet até mesmo gratuitamente. O mais importante é se capacitar ou capacitar uma equipe para obter os dados corretos, analisá-los e transformar toda a informação obtida em ações que gerem valor para os clientes da sua empresa.

Inteligência de Mercado já está e estará cada vez mais profundamente ligada ao sucesso dos negócios. Além disso, é sempre bom lembrar que a complexidade dos cenários nos quais as empresas estão inseridas tende a aumentar, sendo vital investir em pessoas, ações e ferramentas que permitam a tomada de decisão mais consciente.

Lahisla Vilar

Sobre o Autor: Lahisla Vilar

Publicitária pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atua como Analista de Marketing do Sistema FIEC e Consultora de Marketing Digital. Experiências em Marketing e Comunicação, tendo atuado como Analista de Mídias Sociais, Planejamento de Marketing Digital, Gestora de E-commerce e Gestora de Marketing Digital.
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