Tomada de decisões O gestor de finanças deve se antecipar para que possa tomar melhores decisões. Isso pode ser feito, por exemplo, através da análise de cenários, observando a volatilidade do mercado, os riscos envolvidos nos investimentos, avaliando o custo de financiamentos, dentre outras questões. Todas as importantes decisões relacionadas às finanças dependerão de variáveis complexas, que precisam estar alinhadas com a estratégia do negócio. A análise de investimentos é um dos mais importantes papéis do gestor financeiro e envolve diversos indicadores de performance, como o Playback, TIR (taxa interna de retorno), VPL (valor presente líquido), dentre outros, e para que as decisões sejam concretizadas, o gestor financeiro precisa se munir de informações provenientes de projeções financeiras, por meio de diversos métodos de análise de investimentos, bem como estar a par da estratégia do negócio.

Melhor decisão

Somente após a análise de cada cenário e suas variáveis é que será possível decidir qual será a melhor escolha. Mas, como saber qual a melhor? Será aquela que apresentar maior retorno, ou seja, que traga melhor rentabilidade no menor tempo, com menor risco e que esteja totalmente alinhada com a estratégia do negócio. A melhor decisão deve fazer com que a empresa cumpra seu papel diante de seus stakeholders (investidores, clientes, fornecedores, dentre outros) e com a sociedade como um todo. A estrutura financeira da empresa também deve ser constantemente avaliada pelos gestores financeiros. Os níveis de endividamento com terceiros (passivos) devem ser monitorados bem como o custo deste capital, tendo em vista que o mesmo onera a empresa e, a depender do modo como foram negociados estes contratos, poderão fazer com que a empresa perca competitividade no mercado.

Conhecimentos e experiências

A apuração mensal e análise do resultado econômico e financeiro também é fator primordial para que as decisões estratégicas em finanças sejam assertivas. Conhecer o lucro operacional através da DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, projetar cenários financeiros através do Fluxo de Caixa Projetado, entender os ciclos operacional, econômico e financeiro do negócio, conhecer a necessidade de capital de giro, apurar e analisar periodicamente o EBITDA (representa a geração de caixa operacional da organização), entender e avaliar riscos e cenários, dentre outros fatores, compõem o acervo de conhecimentos e experiências necessárias a que sejam tomadas decisões estratégicas em finanças.">
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Vender mais investindo em Inteligência de Mercado: saiba como

Ter processos de Inteligência de Mercado estruturados na empresa significa estar um passo à frente. Informação sobre o mercado, concorrentes e consumidores é algo muito valioso atualmente, onde os cenários mudam rapidamente e é preciso se adaptar com a mesma velocidade.

Será que a sua empresa está deixando passar alguma insatisfação dos clientes ou algum concorrente está chegando com uma inovação que pode conquistar uma grande fatia do mercado? A Inteligência de Mercado pode responder essas questões e ajudar a sua empresa a evitar crises, aproveitar oportunidades e, principalmente, vender mais.

Aplicação da Inteligência de Mercado em vendas

A Inteligência de Mercado tem diversas aplicações, por isso é uma ferramenta muito poderosa para as empresas. Com importância direta para vendas, podemos citar três atuações: análise de concorrentes, análise de modelos comerciais e inteligência comercial. Aqui podemos falar um pouco sobre como cada uma pode contribuir para gerar vendas para o seu negócio.

Análise de concorrentes

As informações sobre a concorrência abrangem diversos aspectos que podem impactar nas vendas do seu produto ou serviço, como novas funcionalidades ou formas de prestar o serviço, novas formas de atendimento ou de se comunicar com o mercado, preços praticados e outros. Cada um desses aspectos podem ser monitorados e analisados pela equipe de Inteligência de Mercado e as informações difundidas entre os demais setores da empresa. Cada setor terá uma contribuição diferente para gerar vendas utilizando essas informações.

Pensando nas inovações dos concorrentes em relação ao produto, por exemplo, um gerente de produtos poderá acompanhar de perto o que os principais concorrentes e novos entrantes no mercado estão oferecendo aos consumidores e, dessa forma, antecipar quais melhorias devem ser feitas no seu próprio produto.

Análise de modelos comerciais

Encontrar um modelo de negócios eficaz é um desafio para empresas que estão começando e para aquelas que estão entrando em novos nichos de mercado. O grande esforço e custo para criar um modelo pode ser diminuído através da análise dos modelos comerciais já existentes no mercado, que já foram comprovados como eficazes. Em um primeiro momento, é possível seguir esses modelos e empregar maior esforço em outros aspectos, como inovar em relação ao produto ou estratégias de marketing.

Insumos para inteligência comercial

Onde o time de vendas deve atacar? Essa resposta é dada pela Inteligência de Mercado, que através da sua análise do mercado, direciona com propriedade onde a inteligência comercial deve atuar com maior força. As prospecções serão muito mais eficazes para gerar vendas para a empresa.

Outro aspecto que a Inteligência de Mercado pode atuar para aumentar ainda mais a eficácia das ações de vendas é entender as necessidades e desejos do cliente e alinhar o discurso para tocar nos pontos mais sensíveis dele.

Assim, podemos concluir que as empresas de sucesso estão deixando de montar estratégias de vendas baseadas no feeling e na experiência e passando a utilizar as técnicas da Inteligência de Mercado para sobreviver e crescer no mercado. Investir em capacitação da equipe para atuar com mais inteligência passa a ser primordial em um mercado cada vez mais complexo e competitivo.

Lahisla Vilar

Sobre o Autor: Lahisla Vilar

Publicitária pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atua como Analista de Marketing do Sistema FIEC e Consultora de Marketing Digital. Experiências em Marketing e Comunicação, tendo atuado como Analista de Mídias Sociais, Planejamento de Marketing Digital, Gestora de E-commerce e Gestora de Marketing Digital.
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