telefone(85) 4009.6300

Diretores da FIEC participam da entrega de obra do Plano de Segurança Hídrica no Pecém

25/01/2017 - 10h01

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, acompanhado de dirigentes da entidade, participou na manhã desta quarta-feira (25/1), no Pecém, da solenidade de entrega, pelo governador Camilo Santana, de mais uma obra do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza.

A obra trata-se da bateria de poços, adutoras e estações de bombeamento que possibilitarão o aproveitamento do aquífero dunas. São 38 poços que garantirão cerca de 200 litros de água por segundo. A intervenção gera uma "água nova", que não era aproveitada. Com isso, o Sistema Metropolitano passa a mandar menos água para a região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), aumentando a garantia hídrica na Região Metropolitana de Fortaleza.

A intervenção teve custo total de R$ 6,5 milhões e foi desenvolvida pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). Além do CIPP, a água do novo sistema reforçará a garantia hídrica de São Gonçalo do Amarante e distritos. A obra de Aproveitamento do Aquífero do Pecém foi possível graças a estudos que já haviam sido desenvolvidos pela Cogerh, avaliando o potencial hídrico da região.

Os estudos apontavam para considerável reserva de água no subsolo, com possibilidade de recargas diretas e anuais. Essa recarga é possível devido principalmente a dois fatores: o tipo de solo (arenoso e preservado) da região e às médias de chuvas no litoral, que mesmo em anos ruins, costumam atingir ou até superar as do Estado. A obra foi tão bem sucedida que a Cogerh/Sohidra já realizam testes na região da Taíba/Siupé. A água produzida nos 38 poços é reunida em duas Estações de Bombeamento (EB). Dessas EBs, são aduzidas ao Reservatório Apoiado do Pecém (RAP), de onde seguem para alimentar os consumidores finais.

  

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024