IEL Ceará realiza palestra de sensibilização sobre o Programa Orientação de Carreira na Escola SESI SENAI - IEL/CE - Instituto Euvaldo Lodi
telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará realiza palestra de sensibilização sobre o Programa Orientação de Carreira na Escola SESI SENAI

15/02/2022 - 15h02

Nesta terça-feira (15/2), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) realizou uma palestra com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola SESI SENAI sobre o Programa Orientação de Carreira. O objetivo era sensibilizar os estudantes sobre a relevância do projeto e apresentar os benefícios da iniciativa para o futuro desses jovens. As ações do programa terão início em março e neste ano beneficiarão também os alunos da Escola em Sobral.

De acordo com a analista do IEL Ceará, Sandra Guimarães, o programa contempla várias atividades, como workshops, mentorias, capacitações e elaboração de planos de ação. Além do autoconhecimento e desenvolvimento comportamental, o programa também está alicerçado nas oportunidades do mercado de trabalho e irá promover informações relevantes sobre as profissões (existentes e emergentes) e a análise do mercado de trabalho atual para facilitar uma escolha mais assertiva.

“O programa foi todo customizado no intuito de atender as necessidades dos alunos e da própria escola. Ele vai ajudar a gerar uma clareza sobre o caminho profissional a ser seguido, desenvolvendo a autorresponsabilidade e tornando o aluno protagonista das suas escolhas”, explica. Ela reforça que o programa está dentro da proposta do Novo Ensino Médio. 

Outro diferencial do programa é que os alunos recebem também preparação para os primeiros passos no mercado de trabalho. Eles aprendem como elaborar currículo, noções sobre postura profissional, como se candidatar a vagas de estágio, Jovem Aprendiz e emprego, além de noções sobre como se preparar para entrevistas de emprego. Os alunos também recebem orientações sobre outras possibilidades de carreira, como concurso público e empreendedorismo. 

O diretor da Escola SESI SENAI, Robério Silva, abriu o evento e destacou que este é o segundo ano em que o IEL Ceará realiza o programa na escola. Na sua avaliação, os resultados foram muito positivos e por isso o programa será oferecido novamente em 2022.

Robério ressaltou o caráter inovador da iniciativa e disse que a participação dos alunos é totalmente gratuita. “Essa é uma oportunidade única que esses alunos terão e que vai fazer a diferença no futuro deles. O programa traz um grande valor agregado para a escola e com certeza é mais um diferencial”, afirmou.

Os ex-alunos da Escola, João Pedro Paixão e Paulo Victor Cosmo, ambos com 18 anos, participaram do programa no ano passado e relataram suas experiências no evento. João Pedro, ao contrário da maioria de seus colegas, já sabia o curso que queria fazer na universidade, mas diz que o programa o ajudou a se conhecer mais e a ter uma noção melhor do mercado de trabalho.

“O programa me ajudou a ter certeza do que eu queria. Também nos mostrou como acontecem as entrevistas de emprego, os salários e os desafios que a gente iria encontrar ao longo da nossa jornada. A profissional que trabalhou com a gente era muito competente e foi sensacional a experiência com ela. Esse foi um grande diferencial”, opinou João Pedro.

Já Paulo Victor tem interesse em seguir uma carreira na área de tecnologia e contou que o programa realizou vários exercícios que o ajudaram a planejar como alcançar essa carreira. “Até então eu sabia que faculdade eu queria, mas não sabia como conseguir entrar nela. Então direcionei os meus estudos a partir dessas pesquisas. Ter uma visão de futuro e saber mais do mercado de trabalho são conhecimentos que certamente sem o programa a gente não teria. Não conheço outra escola que tenha um programa como esse. Realmente foi muito bom participar do início ao fim”, declarou.

   

Saiba mais

O Programa Orientação de Carreira do IEL Ceará utiliza ferramentas diferenciadas para desenvolver o autoconhecimento, o que contribui para a identificação de habilidades e competências que servirão como ponto de partida para o planejamento de uma rota profissional em sintonia com o perfil comportamental de cada um.

Essa rota contempla trilhas de ação e desenvolvimento para alavancar o processo de aprimoramento pessoal e para a conquista dos objetivos profissionais. Toda a jornada é personalizada, de acordo com as demandas específicas de cada cliente.

O programa pode beneficiar não só pessoas individualmente (estudantes de ensino médio, profissionais em transição de carreira ou profissionais com o desejo de gerenciar melhor a própria carreira) como também empresas (escolas, instituições públicas e privadas).

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright