Comunicação é tema do terceiro módulo do programa Profissionais do Futuro do IEL Ceará - IEL/CE - Instituto Euvaldo Lodi
telefone(85) 4009.6300

Comunicação é tema do terceiro módulo do programa Profissionais do Futuro do IEL Ceará

08/07/2022 - 13h07

O terceiro módulo do programa Programa Profissionais do Futuro, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), ocorre nesta sexta-feira (8/07), na Casa da Indústria. Nele, os estagiários da instituição aprendem as melhores formas de comunicação dentro das empresas e saem com informações sobre como se expressar oralmente, a melhor forma de digitar e-mails e a postura ideal dentro das organizações.

O Programa Profissionais do Futuro do IEL Ceará tem o objetivo de desenvolver os jovens em diversas áreas para prepará-los para os desafios do mercado de trabalho e para que eles possam aprimorar o desempenho de suas funções no Instituto. Para esse programa, foi elaborada uma trilha de desenvolvimento a partir de um levantamento das principais necessidades de treinamento desses estagiários, que incluem competências técnicas (ferramentas de informática) e comportamentais (comunicação, inteligência emocional, atenção e gestão do tempo).

A formação é facilitada pelo analista de Mercado e da área de Trilhas de Carreira do IEL Ceará, Marcelo Sobreira; e pela analista de Trilhas e Carreiras do IEL Ceará, Sandra Guimarães. Segundo Marcelo, a formação faz parte de um dos objetivos da instituição: a gestão de estágios para as empresas. "Esse treinamento que estamos dando nesse momento é de comunicação, que é uma parte muito importante dentro das empresas e seria muito interessante esses estudantes terem essa visão de como comunicar. Mas que isso não fosse apenas oralmente, mas, ao digitar um e-mail, ao repassar uma mensagem, a postura que ele comunica e recebe um cliente. Tudo isso é analisado nesse módulo", explica. 

De acordo com Sandra Guimarães, a formação está sendo excelente, pois os estagiários estão muito empolgados. "A gente já percebe as diferenças no dia a dia de trabalho deles. Então estamos trabalhando competências que são essenciais, não só para a vida profissional, mas para a vida pessoal. Já estamos conseguindo perceber essa diferença, esse avanço", ressalta.

O Programa

A trilha está dividida em sete módulos, gerando uma carga horária de 36 horas/aula. Os módulos contemplam temáticas como: autoconhecimento e gestão de carreira, auto responsabilidade e protagonismo, comunicação, ferramentas de informática, foco e gestão do tempo, inteligência emocional, criatividade e inovação. Ao final de cada treinamento os estagiários realizam uma entrega relacionada ao conteúdo abordado.

As competências serão desenvolvidas por meio de treinamentos, feedback e acompanhamento, job rotation e a participação em outras iniciativas que compõem o Programa IEL de Estágios, como o Potencializar Carreiras, IEL Talks e Semana do Estagiário.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright