Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) inicia turma do curso de Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos - IEL/CE - Instituto Euvaldo Lodi
telefone(85) 4009.6300

Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) inicia turma do curso de Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos

27/09/2022 - 14h09

No último sábado (24/09), o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) deu início ao curso de Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) da Barra do Ceará. O curso prepara profissionais para a execução de boas práticas e segurança em procedimentos de ensaios de comissionamento, conforme a norma da ABNT, NBR 16274, de 2014. Com uma carga horária de 40 horas/aula, o curso segue até 12/11 com a participação de 25 alunos.

O PQF é uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sebrae, executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará). Um de seus projetos é voltado para a qualificação de fornecedores do setor de energia e visa contribuir para a geração e aumento dos negócios entre empresas compradoras e fornecedoras locais, por meio da qualificação e interação empresarial e governamental. Esse projeto conta com a parceria também do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE).

O curso faz parte de um conjunto de ações que agregam valor à toda a cadeia produtiva e que contribuem para o desenvolvimento e a expansão qualitativa do segmento de energias renováveis no Ceará. Neste ano, já foram realizadas duas turmas do curso de Montagem em Sistemas Fotovoltaicos, em Fortaleza, e 38 alunos, colaboradores de empresas associadas ao Sindicato, foram capacitados. Seguindo uma trilha de capacitação, o PQF realizou ainda o curso de Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos, que foi concluído no dia 17/09.

O objetivo do curso era desenvolver competências essenciais ao dimensionamento de sistemas fotovoltaicos e à elaboração de projetos para a concessionária de energia elétrica. O curso de Dimensionamento teve início em 23/7 e contou com uma carga horária de 60 horas. Concluíram a capacitação 16 profissionais de empresas associadas ao Sindicato.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright