telefone(85) 4009.6300

Renato Aragão recebe Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa

29/04/2015 - 09h04

O gerente do Núcleo de Meio Ambiente da FIEC, Renato Lima Aragão, recebeu ontem (28/4), durante solenidade na Assembleia Legislativa do Estado, o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. O evento marcou ainda a celebração do Dia Nacional da Caatinga e o centenário de nascimento do agrônomo Joaquim de Castro Feitosa. O prêmio foi instituido pelo Decreto Estadual nº 27.781, de 26 de abril de 2005, para homenagear o ambientalista nascido em Tauá, em 1915. Joaquim Castro Feitosa formou-se em agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo atuado no cenário das pesquisas ambientais com várias publicações técnico-científicas, como “Fontes Naturais dos Inhamuns”, “Anotações Climáticas de Tauá”, “Observações sobre o Cajueiro”, entre outras.

Ao receber o Prêmio, Renato Aragão se emocionou e disse que a comenda é um reconhecimento ao trabalho prestado em prol do meio ambiente. O homenageado lembrou o trabalho de Joaquim Feitosa e disse que parte do seu conhecimento se deve ao agrônomo. “No primeiro momento tomei um susto em saber que tinha sido indicado. Depois fiquei feliz e honrado. Tudo que fiz pelo meio ambiente aprendi com Joaquim Feitosa”, ressaltou.

Presente ao evento, o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, afirmou que há muitas razões para comemorar. “A primeira coisa que devemos comemorar é a obra de Joaquim Feitosa, a segunda, o Dia da Caatinga, esse grande bioma do Ceará. Hoje, cerca de 90% do Ceará são ocupados pelo bioma caatinga. É motivo de festa também, porque hoje é homenageado um dos maiores ambientalista do Brasil, que é Renato Aragão”, frisou.

Já o deputado Odilon Aguiar, autor do requerimento para a realização do evento, fez relato histórico sobre a vida de Joaquim de Castro Feitosa e afirmou se sentir honrado em homenagear um homem que, na sua época, já tinha uma visão diferenciada sobre o meio ambiente. “Para nós, que somos da região dos Inhamuns, é motivo de orgulho homenagear essa mente brilhante de um homem que fez história no Brasil. Um apaixonado pela natureza e pela cidade que nasceu, Joaquim viveu pelo meio ambiente”, disse.

O Dia da Caatinga é comemorado anualmente em 28 de abril e a data homenageia o professor João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), pioneiro na área de estudos ambientais no Brasil. Durante a solenidade, aconteceu também o lançamento do catálogo do Museu Regional dos Inhamuns, editado pela Fundação Bernardo Feitosa, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado e Coelce. A apresentação foi feita pela geóloga e mestra em Turismo Fátima Feitosa.

 

 

         

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT