telefone(85) 4009.6300

Desafios da gestão empresarial em tempos de crise e reflexos no mercado internacional em debate na FIEC

07/05/2015 - 12h05

Como manter-se organizado e competitivo em tempos de crise? Essa foi uma das discussões promovidas no Café Comex, com o tema “Os desafios da gestão empresarial em tempos de crise e seus reflexos no mercado internacional”, promovida pelo Centro Internacional de Negócios, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O evento gratuito aconteceu nesta quinta-feira (07/05) na cobertura da FIEC.

Na ocasião, as palestras e debates giraram em torno das perspectivas para o mercado nacional e internacional e adequação da gestão das empresas; o desafio do alinhamento das obrigações contábeis à realidade econômica das empresas; e importância de uma gestão jurídica integrada e a necessidade do constante planejamento tributário. O objetivo é propiciar uma reflexão sobre dos desafios enfrentados pelos empresários em tempos de crise.

Para Raduán Melo, consultor econômico e de gestão empresarial, além de sócio-diretor da PWR Gestão, o Brasil é um dos países menos integrados no que diz respeito ao fluxo de exportações e importações, uma vez que há pouco fluxo de mercadorias no mercado exterior. “O país que troca ganha muito. Eu troco por aquilo que eu sei fazer e pelo que eu não sei fazer; eu vendo o que eu sei fazer e compro o que eu não produzo”, explica. No entanto, segundo ele, as barreiras alfandegárias limitam essas trocas, fazendo com que empresas e mercados e, consequentemente os países, não se desenvolvam.

Outro ponto abordado foi a questão da gestão jurídica integrada, a importância das empresas estarem atentas aos cenários e seus procedimentos internos. Rafael Saldanha, sócio da Atlas Planejamentos e Recuperações e coordenador tributário do escritório Mendes Bezerra Advogados, ressaltou que nada é mais precioso para quem quer empreender do que reunir informações de qualidade e que isso pode ser realizado com a ajuda de uma gestão jurídica integrada, no suporte ao planejamento tributário, estruturação societária, auditoria trabalhista e previdenciária, proteção jurídica dos administradores e estudo dos procedimentos organizacionais da empresa.

O evento também contou com palestra de Edmilson Pinheiro, contador e sócio-diretor da empresa SETA-Técnicas Avançadas em Contabilidade, que falou sobre alinhamento das obrigações contábeis à realidade econômica das empresas. 

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT