telefone(85) 4009.6300

Ação Global 2015 realiza 34.314 atendimentos em São Gonçalo do Amarante

30/05/2015 - 20h05

O Ação Global no Ceará atendeu 11.438 pessoas e realizou 34.314 atendimentos na edição 2015, promovida neste sábado, 30 de maio, em São Gonçalo do Amarante. Foram oferecidos dezenas de serviços gratuitos, em parceria com mais de 40 instituições parceiras. O tema desta edição foi Qualidade de Vida e contou com ações nas áreas de educação, saúde, qualidade de vida e cidadania.

Segundo o coordenador geral do Ação Global no Ceará, Eugênio Monteiro, este ano o evento teve mais serviços na área de saúde, visando despertar nas pessoas o desejo de cuidar-se. “Qualidade de vida começa quando você percebe que precisa cuidar de si, seja na alimentação, ou em questões médicas. Neste Ação Global passamos essa mensagem para todos os participantes”, salientou.

Os atendimento em saúde tiveram um reforço extra nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Dermatologia, Cardiologia, Fonoaudiologia, Ginecologia, Odontologia, Nutricionista, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia, além de Vacinação, (Hepatite B, Tríplice Viral, Influenza, HPV). Maria da Soledade Marques, dona de casa, aproveitou a oportunidade para se consultar com o dermatologista. “Vim por conta de umas manchas na pele. Pelo SUS, a consulta com especialista demora. Cheguei e fui atendida rápido. O atendimento é ótimo”. Quem também aproveitou as especialidades foi a dona de casa Maria das Graças de Souza. “Fazia tempo que queria ir a um cardiologista e não conseguia. O dia deveria ser maior pra gente aproveitar tudo.

Uma das principais atividades do Ação Global foi o casamento coletivo de 75 casais. Foram sorteadas 3 cortesias de lua de mel para os recém casados aproveitarem os primeiros dias da nova vida de união, além de fotos gratuitas e um coquetel após a cerimônia. Clarice Barbosa e Daniel Barbosa disseram sim um ao outro após 4 anos de namoro. “Nos conhecemos na escola. Como minha família mora em São Gonçalo, aproveitamos para nos casar. Estamos muito felizes. A Ação Global nos proporcionou esse dia”, agradece Daniel.
Maria Suely Freitas e Humberto Freitas oficializaram a união depois de 11 anos juntos. Após uma festa junina da escola onde estudavam, eles começaram o relacionamento. “Trouxemos nossa família para comemorar com a gente esse momento. Nossa felicidade está completa”, emociona-se Maria Suely.

Os serviços de cidadania são alguns dos mais procurados, como emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Passe Livre, Reservista), entre outros benefícios. Mikaele Abreu, 12 anos, escolheu o evento para solicitar o RG e participar de outros serviços. “Vim com minha mãe especialmente pra isso. Fiquei esperando a semana toda. Está sendo muito bom. Também vou cortar cabelo, fazer limpeza de pele e maquiagem”, conta Mikaele.

Mais de mil voluntários apoiaram a realização do evento, entre colaboradores do Sistema FIEC e representantes das instituições parceiras. Os estudantes de Psicologia da Estácio FIC, Artur Menezes, Erenice Pereira, Flaviana Ferreira e Jéssica de Paula participam do Ação Global oferecendo orientação sobre prevenção e conscientização ao uso de álcool e drogas. “O dia vem agregar ao nosso aprendizado. Estamos fazendo disciplina de Psicologia Clínica e aqui exercitamos o ouvir e o falar cautelosamente. Uma palavra que falamos pode mudar a vida de alguém para melhor”, diz Jéssica de Paula, aluna do nono semestre.

Sistema FIEC prestigia

O presidente da FIEC, Beto Studart, prestigiou o evento, juntamente os superintendentes do SESI/CE, César Ribeiro, do Sistema FIEC, Fátima Santana, do IEL/CE, Ricardo Sabadia e do diretor Regional do SENAICE, Paulo André Holanda, além de diretores e executivos da FIEC. Beto Studart participou ativamente do Ação Global, aferindo a pressão arterial e por meio de exame de glicemia.

O presidente da FIEC frisou que o evento tem o poder de levar a entidade, por meio do SESI, para fora dos seus muros, mostrando que o setor produtivo está preocupado com o bem-estar da comunidade. “O Sistema FIEC também tem uma história de serviços prestados à sociedade, por meio de parcerias com órgãos públicos, como a prefeitura aqui de São Gonçalo, nesta Ação Global, por exemplo”, disse. A superintendente do Sistema FIEC, Fátima Santana, ratificou que o papel da FIEC é também deixar sua marca na sociedade, como forma de melhorar a qualidade de vida das comunidades no entorno das empresas. “Quando a indústria se faz presente, as desigualdades sociais diminuem”, conclui.

O superintende do SESICE, César Ribeiro, destacou que o Ação Global 2015 representa um importante movimento de Responsabilidade social do Sistema FIEC para as famílias do município de São Gonçalo, além de se mostrar relevante ao despertar nos mais de mil voluntários a cultura do voluntariado. “O Ação Global presta serviços para pessoas carentes há vários anos. Ano passado foi em Aquiraz e, antes, em Horizonte. Este ano, aqui, estamos dando continuidade a uma atividade que vai além da simples doação de serviços. Isto porque, cada voluntário, é um agente transformador da sociedade. Assim, toda a comunidade sai ganhando”, frisou.

Sobre as ações da FIEC em São Gonçalo do Amarante, o diretor regional do SENAI, Paulo André Holanda, aproveitou a oportunidade para dar uma boa notícia. Ele disse que o SENAICE fechou uma parceria de R$ 5 milhões com a CSP com o objetivo de capacitar mão de obra para trabalhar na empresa. Segundo ele, serão 51 turmas em 17 cursos, beneficiando 1.400 pessoas. “A intenção é que 900 destes capacitados sejam contratados na primeira fase de inauguração da siderúrgica, afirma. Os cursos serão realizados nas unidades do SENAI no bairro Jacarecanga e Maracanaú.

O prefeito do município, Cláudio Pinho frisou a importância social da presença do Sistema FIEC, por meio do SESI e SENAI, no município e agradeceu a escolha da cidade para esta edição do Ação Global. Segundo ele, São Gonçalo é uma cidade muita extensa, com mais de 60 km, e ainda muito carente, especialmente na zona rural, sendo “muito importante” quando entidades como a FIEC se dispõem a cooperar na diminuição das desigualdades sociais. “Também fizemos nosso papel para o sucesso do evento. A prefeitura forneceu transporte grátis e mobilizou as comunidades mais distantes para se fazer presente a fim de receber estes serviços que custam caro e, raramente, são oferecidos nessa proporção em único dia”, completou o prefeito.

Ainda sobre parcerias, a gerente de Qualidade de Vida do SESICE, Kassandra Morais, destaca que, pela primeira vez, as empresas da região também forneceram transporte para que seus funcionários recebessem os serviços gratuitos do Ação Global. “Essa iniciativa foi muito importante porque evita, por exemplo, que famílias inteiras percorram longas distâncias, muitas vezes a pé, para participar do evento”, frisa.

 

              

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT