telefone(85) 4009.6300

Seminário sobre sucessão familiar do Programa Finpyme é realizado na FIEC

16/06/2015 - 09h06

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu nesta segunda-feira, 15 de junho, o seminário “Sucessão, continuidade e governança na empresa familiar”, como uma das ações da segunda fase do Programa Financiamento Inovador de Empresas de Pequeno e Médio Porte (Finpyme), conduzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Corporação Interamericana de Investimentos (CII), braço do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A programação de hoje incluiu duas palestras: Forças e fraquezas da empresa familiar e Desafios da transição do fundador para a 2ª geração, com o consultor de empresas, presidente da Höft Consultoria e membro da The Family Business Consulting Group International na América Latina, Renato Bernhoeft. Na terça-feira serão realizadas as palestras Como transformar a “irmandade” numa sociedade e Instrumentos e práticas para assegurar a continuidade.

Renato Bernhoeft afirmou que o objetivo é dar ferramentas para que as empresas se profissionalizem ainda mais e executem os processos de sucessão da forma mais tranquila possível. Segundo ele, os motivos que levam 70% das empresas familiares a fecharem são conflitos familiares não resolvidos.

A primeira fase do Finpyme implementou uma metodologia por meio de um diagnóstico das pequenas e médias empresas para oferecer uma avaliação da posição competitiva de cada uma e um plano de melhoria. Nesta segunda fase, serão oferecidas soluções para os pontos observados no diagnóstico. Na primeira fase, participaram 40 empresas e nesta segunda etapa participam 21.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT